Segundo dados divulgados pela Comissão Europeia (CE), o superávit do comércio agroalimentar da União Europeia (UE) atingiu um novo patamar em novembro de 2023, chegando a 6,9 bilhões de euros. Esse resultado marca um crescimento contínuo após o recorde registado no mês anterior, confirmando a competitividade das exportações da UE.
No acumulado de janeiro a novembro, o excedente chegou a 64,8 bilhões de euros, representando um aumento de 12 bilhões em comparação ao mesmo período de 2022.
As exportações agroalimentares da UE em novembro de 2023 totalizaram 20 bilhões de euros, com destaque para produtos transformados como preparações de cereais, frutas e frutos de casca rija.
Em contrapartida, as importações registraram 13,1 bilhões de euros em novembro, marcando uma queda de 16% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, as importações somaram 146,1 bilhões de euros, com uma redução de 7% em relação a 2022.
Os principais destinos das exportações agroalimentares da UE foram o Reino Unido, os Estados Unidos e a China, enquanto as maiores importações provieram do Brasil, Reino Unido e Ucrânia.
Esses resultados refletem aumentos significativos em alguns produtos importados, como tabaco, açúcar, vegetais, azeitonas e azeite, enquanto produtos como sementes oleaginosas, óleos vegetais, café, chá, cacau, especiarias e margarina registraram reduções devido a quedas nos preços e volumes.
Fonte: Murgeira, R. (2024, fevereiro 27) UE: Excedente do comércio agroalimentar atinge máximo de 6,9 mil milhões em novembro. Vida Rural [UE: Excedente do comércio agroalimentar atinge máximo de 6,9 mil milhões em novembro (vidarural.pt)]