O impacto das mudanças climáticas nas cadeias de abastecimento de alimentos e bebidas tem-se vindo a sentir tanto pelos consumidores como pelas empresas – facto destacado pelo consultor sénior de tendências da Mintel, Richard Cope, no Fi Europe Sustainability Hub em Frankfurt, 2023. Cope enfatizou que o crescente foco na sustentabilidade entre as empresas não é impulsionado apenas pela ética, mas também pela parte comercial, incluindo a necessidade de mitigar interrupções nas cadeias de abastecimento e flutuações de preços. De acordo com o relatório de 2023 da Mintel, 46% dos consumidores entrevistados atribuíram seu aumento de consciência ambiental ao ecoativismo, obrigando as empresas a estarem preparadas para uma base de consumidores mais informada.
Cope discutiu as mudanças nas atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade, enfatizando que esta não é mais uma opção premium “agradável de se ter”, mas um problema que afeta a saúde e a acessibilidade de certos alimentos. Ele aconselhou as empresas a agirem quando necessário, indo além de mudanças superficiais e concentrando-se em iniciativas reais e impactantes para abordar as preocupações ambientais. Além disso, Cope destacou a importância das empresas se conectarem as iniciativas de sustentabilidade, movimentos sociais mais amplos e recomendou uma abordagem suave, destacando benefícios para a saúde, retorno sobre o investimento e inteligência do produto como principais pontos de venda.
Diante dos desafios apresentados pelas mudanças climáticas, Cope fez paralelos com o conflito na Ucrânia, afirmando que isso serviu como prévio aumento de preços esperados das mudanças climáticas. Em resposta, as empresas têm explorado ingredientes mais resilientes para construir cadeias de abastecimento robustas. A pesquisa da Mintel, realizada em junho de 2023 com base em 40.000 entrevistas com consumidores em 16 mercados globais, destaca a urgência para as empresas se adaptarem às expectativas em evolução dos consumidores e à perspetiva em constante mudança da sustentabilidade.
Adaptado do artigo escrito por Simon Pitman em insights.figlobal.com